Bastidores do encontro



Ano novo. Tudo novo. Geralmente essa frase é repetida milhões de vezes na passagem do dia 31 de dezembro à 1º de janeiro, todos os anos. Mas, para nós do Rabiscão, esse ritual acontece de julho para agosto.

Completamos dois anos e parece que foi ontem a nossa primeira festa de aniversário. Com o passar dos encontros, algumas pessoas deixaram de frequentar, outras apareceram, mas objetivo maior do Rabiscão foi sendo perdido. Por isso, resolvemos reformular a dinâmica de funcionamento, o blog e tudo o que envolve o maior encontro de ilustradores em Brasília.

O Rabiscão surgiu em 2009 com o objetivo de reunir profissionais da ilustração, residentes em Brasília, em um formato parecido ao praticado pelo Bistecão ( encontro de ilustradores de São Paulo ), para discutir sobre mercado, técnicas, portfolio e tudo o que envolve a profissão, além, é claro, de muito desenho.

Inicialmente o encontro era organizado pelo Carlos Araújo e pelo Werley Krohling, depois de 5 encontros eu, André Zottich, passei a integrar a equipe que funciona, muitas vezes, como o cérebro do evento. Custeamos brindes, materiais e outras coisas relacionadas ao encontro, tudo feito com o maior amor do mundo e sem esperar nenhum tipo de recompensa. Porém, o evento está crescendo e não temos mais condições de arcar com os custos sozinhos.

Baseado em alguns acontecimentos, resolvemos nos reunir e reformular totalmente o encontro. Mudança que acontecerá de forma gradativa e, a partir de setembro, já estará completamente implementada. Com a possibilidade, inclusive, de uma mudança de local.

Então vamos ao que interessa:

Percebemos que já não existe a mesma interação entre todos os participantes. Sabemos que é inevitável a formação dos "grupinhos" até por uma questão de afinidade. Mas não podemos esquecer que o encontro, é justamente, para conhecer novos profissionais, fazer novos contatos e trocar experiências. Todos ganham com a participação. Vamos participar mais pessoal, mostrar os moleskines, questionar e fomentar discussões saudáveis. Vocês são o coração do Rabiscão, lembrem-se: o evento é para todos e de todos.

A dinâmica de sorteios também vai mudar e, nesse caso, já a partir do encontro de agosto. Só participarão aqueles que consumirem no local onde o evento é realizado. Antigamente, todos recebiam um número independente do consumo. Porém, devido há acontecimentos recentes, fomos obrigados a mudar as regras do jogo. É preciso entender que, apesar de ceder o espaço para que o evento aconteça, o restaurante tem, como contra-partida, o direito de exigir que só se consumam produtos vendidos no estabelecimento. Portanto, aqueles que comprarem salgadinhos, chocolates ou qualquer outro item alimentício fora estarão, automaticamente, fora dos sorteios. Nem o Rabiscão, nem o restaurante, exige um tícket de consumo mínimo, isso vai da vontade e da disponibilidade financeira do frequentador, por isso, vamos ter bom senso. É constrangedor para nós, organizadores, termos que pedir desculpas ou dar explicações por pessoas comendo produtos de outros locais ao gerente do restaurante.  

A partir do encontro de setembro, será instaurada uma Caixinha de Participação no valor de R$ 5,00. Essa arrecadação será utilizada para a compra de materiais ( folhas, canetas e demais acessórios que são cedidos, gentilmente do material pessoal de trabalho dos organizadores ), além de ajudar no financiamento dos brindes e outros projetos que acontecerão juntamente com Rabiscão.

Devemos ter a consciência de que todos nós participamos e fazemos o Rabiscão acontecer. Infelizmente, alguns frequentadores não tem a mesma filosofia e coube a nós, organizadores, ficarmos com o papel mais difícil de criar regras para que tudo volte a funcionar da melhor maneira possível.

Para que vocês ajudem a fazer o evento melhor para todos, criamos um canal direto de comunicação. Dúvidas, críticas e sugestões devem ser encaminhadas para o nosso e-mail: rabiscao@gmail.com

Contamos com a compreensão e a participação de todos vocês. As nossas intenções são as melhores e temos planejamento para fazer o Rabiscão crescer e conquistar de vez o espaço que merece aqui em Brasília.



2 comentários:

  1. É isso aí pessoal, bela iniciativa (novamente)!!
    Sem vocês três não sei o q seria da categoria dos ilustradores de Brasília, sério mesmo. É muito bom ver que vocês não desistiram.

    O formato realmente precisava ser revisto, como acho que precisa até mesmo ir além do q o exposto aqui, mas são conversar que devemos justamente ter durante os encontros.

    Um dos pontos que pra mim várias vezes atrapalha, é o fato de ser na sexta-feira. Pois o fim da semana é justamente quando as demandas surgem em peso aqui na Ilustrativa. Não que não dê tempo de dar uma pausa e ir ao encontro, mas como no sábado ninguém por parte dos contratantes trabalha, é na sexta que temos q ajustar brienfings, burocracias e tudo mais. Então sempre chego tarde e não vejo várias pessoas.

    É isso aí, parabéns e obrigado pelo esforço de vocês!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu San... o dia também está sendo discutido e certamente será mudado.

    Inté!

    ResponderExcluir